Últimas Notícias
Capa / COMO AUTÔNOMO EMITE NOTA FISCAL

COMO AUTÔNOMO EMITE NOTA FISCAL

Uma empresa comum utiliza, sem problema algum, notas fiscais, porém quando nos deparamos com um profissional autônomo surge a dúvida: será que um autônomo pode emitir nota fiscal?

Se você é autônomo e tem essa dúvida, saiba que a resposta é positiva, você poderá emitir notas fiscais sim, desde que faça alguns processos um tanto quanto burocráticos, contudo, você estará mais seguro e dará mais credibilidade aos seus clientes atuais e aos futuros.

Bem, para conseguir a emissão das notas fiscais o autônomo deverá ir até a prefeitura de sua cidade com cópia de alguns documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência para preenchimento de alguns dados.

Após esse preenchimento, as folhas deverão ser carimbadas por repartições específicas da prefeitura.

Feito isso, você terá de pagar um imposto de arrecadação público, chamado de DAM. Esse valor muda de acordo com a sua localidade. Após esse pagamento, vale a pena questionar aos funcionários da prefeitura quando será liberado a sua inscrição municipal para que você retorne nesse dia à prefeitura.

Procure por uma gráfica de sua preferência e confiança para pegar uma autorização de impressão de documentos fiscais. Serão três vias, das quais você pode preencher corretamente e verificar também qual modelo de nota fiscal desejará confeccionar.

Ao retornar à prefeitura na data mencionada, solicite uma autorização para emissão de notas fiscais. Você terá que preencher mais algumas papeladas e pagar taxa de alvará, taxa de expediente e impostos de serviços. Para cada atividade escolhida, o valor se altera.

Você deverá fornecer os dados de lote, quadra, endereço tudo certinho do imóvel onde irá trabalhar e também o número do IPTU do local.

Os documentos serão carimbados e você deverá pagar agora por uma taxa de autorização para impressão de documentos fiscais – AIDF.

Entregue todos os documentos preenchidos até o prezado momento ao protocolo e o funcionário da prefeitura, provavelmente, pedirá que retorne no dia seguinte.

No dia seguinte, você receberá sua autorização e poderá se dirigir a gráfica para confeccionar os seus blocos de notas fiscais e a partir daí, é só trabalhar e poderá emitir, sem problema algum, notas fiscais a seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>