PISOS DE CERAMICA PARA AREA EXTERNA

A área externa de uma casa geralmente possui bastante movimentação e por isso precisa de um tipo de piso que seja resistente e apresente boa durabilidade. No entanto é um ambiente que deve ser bonito e agradável, e portanto o morador deve conciliar essas necessidades na hora de fazer a escolha por um tipo de piso.

Existem vários tipos de revestimento disponíveis, geralmente divididos em pisos “frios” e “quentes”. Os pisos frios são as cerâmicas e porcelanatos, além de pedras como o mármore ou o granito. Já os pisos quentes são madeira e carpete.

Para revestir áreas externas a melhore opção é utilizar um piso frio. A opção geralmente mais empregada é usar cerâmica que apresenta grande durabilidade, além de ser bonita. Com tudo isso a cerâmica possui um excelente custo beneficio.

Os pisos frios são os mais indicados pois alem de apresentarem mais resistência ainda são mais fáceis de limpar e não mancham facilmente. No entanto é necessário tomar cuidado com a porosidade do material empregado no piso de cerâmica, pois como revestirá um ambiente externo pode estar sujeito a chuva e por isso deve apresentar boa resistência a infiltrações.

A cerâmica oferece opções de piso esmaltado, porcelanato e natural. O preço varia bastante e depende da durabilidade, acabamento entre outros fatores e vai desde 11 reais o metro quadrado a até 75 reais em média.

Atualmente os pisos de cerâmica imitam textura e são tão realistas que podem ser empregados com sucesso para imitar uma série de materiais, como a madeira.

Algumas empresas possuem linhas de pisos de cerâmica que imitam peças de mármore, de cimento queimado e ate painéis de materiais mais maleáveis como o tecido, de forma quase perfeita. Outras apostam em peças de cerâmica estampado como é o caso de gravuras ou padrões.

Outra tendência que está sendo sentida na indústria de construção é quanto ao piso com bordas retificadas, que se são assentados sem juntas ou com pequenas emendas, e estão virando unanimidade entre os admiradores da cerâmica.

No Brasil o mercado de pisos de cerâmica esta crescendo e as empresas estão investindo em padronização para garantir a qualidade de seus produtos. Isso faz com que a cerâmica ganhe mais adeptos a cada dia que passa.

No entanto é preciso tomar cuidado ao comprar o piso de cerâmica pois não é qualquer tipo que pode ser aplicado a uma área externa, como garagem ou varanda. Como as áreas externas geralmente possuem mais transito de pessoas e a garagem ainda recebe o peso do carro o piso usado deve ser mais resistente.

A indústria de cerâmica possui uma padronização para informar a durabilidade e resistência do piso, denominada “PEI” que vai de 1 a 5. Os mais indicados para áreas externas são os pisos que possuem PEI 4 ou 5.

A melhor maneira de escolher um piso é visitante lojas e vendo as varias opções de cerâmica, texturas e cores que podem ser aplicados. Veja abaixo alguns modelos de pisos de cerâmica.

Comente (será moderado)