TELHAS DE FIBRA ECOLOGICA

Hoje em dia as pessoas pensam cada vez mais em sustentabilidade, e a indústria da construção civil tenta criar produtos mais ecológicos para atender a esta demanda cada vez crescente de construções que causam o menor impacto para o meio ambiente.

As telhas de fibra ecológica são uma alternativa para pessoas que desejam diminuir o impacto que provocam no meio ambiente. Muitas empresas estão apostando nas telhas ecológicas e outros produtos ecológicos para compor sua linha de produtos.

Uma das empresas que produz telhas ecológicas é a Onduline do Brasil, uma empresa do Grupo Multinacional Onduline e que é líder no mercado de telhas de fibra vegetal na Europa. A Onduline lançou linhas de telhas ecológicas e que representam uma alternativa aos modelos tradicionais de fibrocimento (amianto) que atualmente dominam o mercado de telhas.

Além de não serem ecológicas as telhas de fibrocimento provocam males á saúde e por isso são proibidas em diversas cidades do país, como em São Paulo. Muitos países ao redor do mundo baniram completamente a utilização deste material na confecção de telhas, caixas d’água e outros materiais.

As telhas da linha Bardoline possui um sistema de cobertura flexível que é leve e robusto. Estas telhas são fabricadas com fibras de vidro e betume e o revestimento é feito com um acabamento granulado. O produto pode ser empregado em revestimento tanto para residências quando para prédios comerciais e possui várias cores para o cliente escolher: marrom, verde, vermelha e ainda nos padrões castor, retangular e triangular.

Outras telhas ecológicas usam fibras de vegetais como madeira (pinho e eucalipto) e de outros vegetais como fibra de sisal, de coco e de bananeira. Essas fibras são empregadas para reforçar os materiais cimentícios que são usados na fabricação das telhas. Alguns modelos mais novos estão aproveitando fibras provenientes de papel reciclado.

O processo de fabricação dessas telhas é diferente: elas recebem uma monocamada de fibras vegetais que são posteriormente impregnadas de betume. Depois elas são pigmentadas para chegar a cor desejada e recebem um tipo de resina especial para proteger a telha.

A resina utilizada oferece proteção contra os raios UV, o que preserva a cor da telha e evita que a superfície fique descamada, como acontece geralmente com telhas que são fabricadas através do sistema de multicamadas.

Outros modelos de telha utilizam papel reciclado misturado ao asfalto e resina para fabricar o produto.

Essas novas telhas que utilizam novos materiais em detrimento do fibrocimento são melhores não apenas para a natureza já que o amianto é toxico e provoca poluição (alem do impacto para a produção do produto) mas também para a saúde das pessoas.

O amianto é perigoso e pode provocar doenças como a asbestose, doença em que o material tóxico se instala no pulmão e compromete a capacidade respiratória do paciente, e o câncer de pulmão.

Ao comprar telhas para construir ou reformar o ideal é procurar por produtos ecológicos, que causam menos impacto ao meio ambiente. Várias empresas oferecem estes produtos e a tendência é que eles estejam cada vez mais presentes no mercado.

Comente (será moderado)